?>
Andando por fazendas de diversas regiões produtoras de café, levantamos quantas práticas regenerativas os produtores aplicam em suas propriedades. Sempre levantamos vários manejos, sem uma certificação que exija essas práticas deles, por conta própria, trazem manejos sustentáveis que ajudavam no ambiente e na produção!
Ainda existem muitas definições de “AGRICULTURA REGENERATIVA” mas, por tudo que levantei sobre o assunto até agora, entendo que seja um conjunto de práticas visando melhorar a saúde do solo, a biodiversidade, ao mesmo tempo em que se busca aumentar a produtividade e a qualidade da produção de café de maneira sustentável, usando o ambiente como aliado na produção. Onde não só se sustenta o solo e os recursos, mas se busca restaurar e melhorar o ambiente de produção.
Nas visitas em fazendas levantamos sempre 5 práticas estabelecidas pelos produtores:
E a Agricultura Regenerativa é tão dinâmica justamente por se adaptar conforme a necessidade de cada propriedade, mas sempre para chegar no mesmo objetivo: atender a demanda de cafés mundial com sustentabilidade e alta produtividade por área!
Grande parte dos produtores já adota algumas dessas práticas por decisão própria e por muitos anos! A cafeicultura sustentável existe e não é de hoje, e daqui pra frente pretendemos só ampliar essa ideia através de certificações que garantam ao produtor e ao consumidor a veracidade e eficiência de uma agricultura a favor do meio ambiente! ☕️☕️☕️
Sobre a autora: Bruna Souza é Engenheira Agrônoma, Analista de Sustentabilidade e faz parte do time de Sustentabilidade na Bourbon Specialty Coffees.