Português BREnglish
Bourbon - Página inicial


CACHOEIRA DA GRAMA

« voltar

CACHOEIRA DA GRAMA

PRODUTOR: GABRIEL DE CARVALHO DIAS

SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA

 

Histórico da Fazenda

 

A Fazenda Cachoeira da Grama esta na família Carvalho Dias desde 1890. Gabriel de Carvalho Dias, é responsável pela gestão da propriedade. Está localizado a 3 km de linha de Minas Gerais e tem características das áreas montanhosas da Mogiana e do Sul de Minas. Nesta fazenda tudo é feito manualmente, o que inclui manipulação de plantação de café e colheita, já que sua topografia não permite qualquer tipo de mecanização.

Sustentabilidade social e ambiental é considerada muito importante na gestão das explorações agrícolas. Lindolpho de Carvalho Dias desenvolveu um programa de plantio de espécies nativas para manter um melhor equilíbrio ecológico. A fazenda tem uma escola, um clube e um campo de futebol tamanho oficial para benefício dos empregados. Há 47 casas para os funcionários e suas famílias, todos com comodidades modernas. O esgoto é tratado para evitar a poluição do córrego que atravessa a fazenda.
A altitude varia entre 1.100 e 1.220 metros e é a precipitação entre 1.800 e 2.000 mm por ano com uma temperatura média de 19 º C. Condições ideais para o café.
A fazenda produz ainda café Bourbon, famosa por sua qualidade excepcional.

Sistema de processamento de café:
O café é colhido manualmente sobre o pano, evitando o grão de entrar em contato com a terra. O processamento de café é realizado rapidamente para evitar qualquer possibilidade de fermentação dos grãos. O café colhido é imediatamente transferido da lavoura para a via úmida, onde os grãos cereja e verde são separados dos grãos secos. Em seguida, os grãos secos são espalhados nos terreiros para secagem. Enquanto isso os grãos cereja e verde são direcionados para o despolpador, onde os grãos cereja são despolpados e separados dos grãos verdes.

O café despolpado é seco ao sol em terraços até o grão atingir 20% de umidade. Nesta fase, o café é transferido para os secadores para reduzir a umidade a 11%. Posteriormente, os lotes de café são depositados em um armazém, com nível de umidade controlada e livre de odores que podem afetar o café.

Preocupação com a qualidade:
A qualidade do café produzido pela Fazenda Cachoeira é resultado da dedicação e cuidado durante todas as fases de produção de café, a partir das seleções das mudas e plantio até a colheita e processamento. Após a colheita, os grãos recebem o máximo de atenção possível para não perder nenhuma das suas características e qualidade de bebida na qual a região é conhecida.
Lindolpho de Carvalho Dias foi um dos finalistas da Brazil´s Cup of Excellence em sua edição 1999, 2000, 2002, 2004 e 2005.


Tipo de processamento: Natural e Cereja Descascado

Certificações: BSCA / UTZ

Variedades: Bourbon, Mundo Novo, Canário

Altitude: 1220 m

 

Localização


 




CACHOEIRA DA GRAMACACHOEIRA DA GRAMACACHOEIRA DA GRAMACACHOEIRA DA GRAMACACHOEIRA DA GRAMACACHOEIRA DA GRAMA

Bourbon Specialty Coffees

BOURBON SPECIALTY COFFEES

Rua Piauí, 129
Poços de Caldas - MG
CEP 37701-024
Fone: [35] 3722 3380
Fax: [35] 3722 3381
E-mail: bourbon@bourboncoffees.com

Bourbon Specialty Coffees © 2017 - Todos os direitos reservados • GSB2 Propaganda
Nenhum micro lote disponível!